A equipe do KSBR traduziu em primeira mão a entrevista descontraída que a revista EW fez com o elenco de Twilight para divulgação de Breaking Dawn – Part 2. Para conferir os scans da revista clique aqui. Confira a tradução:

Como explicar Breaking Dawn – Part 2? Vamos ouvir Robert Pattinson dar um palpite. O ator, 26, diz que este capítulo final da franquia – classificado como PG-13 e em 16 de novembro nos cinemas – é “mais estranho do que todos os outros filmes juntos.” Ele faz uma pausa. Ele suspira. Ele gagueja (de modo encantadoramente britânico) antes de chegar em um surpreendentemente e simples lugar de descanso: “Vampiros são estranhos.” E ficam mais estranho a todo tempo. O maior ponto de Pattinson é que enquanto os filmes Twilight anteriores tem mantido um pé na realidade (na realidade a garota-encontra-o vampiro, de qualquer modo), Breaking Dawn de Stephenie Meyer, o quarto e último livro da série Twilight, tem um total de 754 páginas, cheio de revira-voltas na história e novos personagens e Summit Entertainment dividiu em dois filmes.

A parte 1 cobriu muitos nas vidas de Bella (Kristen Stewart), Edward (Pattinson) e Jacob (Taylor Lautner) em Novembro passado: Houve o muito aguardado casamento de Bella e Edward e a mais antecipada ainda consumação do casamento, onde penas voaram, o que resultou em um feto meio humano/meio vampiro crescendo dentro de Bella e uma assustadora entrega de sangue para nossa heroína, culminando em sua morte. Mas considerando que o filme terminou com Bella voltando a vida, abrindo seus olhos, olhos vermelhos de vampiro, os fãs sabiam que as coisas haviam apenas começado. O que você vai ver nestas páginas é uma primeira olhada na filha de Bella e Edward, Renesmee (Mackenzie Foy, 11 anos), a criança mestiça sobre a qual toda espécie de maldição será liberada.

Deixa eu te falar, esse filme é tão estranho,” confirma Stewart, 22, intencionando isso claramente como um complemento. “Esse. É. Birrazo.” Bill Condon, que dirigiu os dois últimos filmes de Breaking Dawn com scripts de Mellisa Rosenberg, diz que ele sempre esteve animado com o quão diferente os dois filmes seriam. “Eu sempre pensei na parte 1 como tendo duas divisões distintas: o romance e o horror,” ele diz. “Mas esse é épico. Esse é uma coisa totalmente diferente.” Vamos começar com uma das diferenças mais óbvias entre Amanhecer – Parte 2 e todos os que vieram antes. (Sim, sim: Alerta de spoiler) Bella já deixou o mundo dos mortais para trás e se juntou ao pele-brilhante clã Cullen tanto física como espiritualmente. Lautner, 20, diz: “Isso é meio que a coisa enorme que os fãs estão esperando – ver a desajeitada e adolescente Bella que Kristen fez tão bem, de repente se tornar essa vampira super-sexy, atlético e elegante que ela é. Ela levou isso muito a sério.” Condon acrescenta: “Eu não acho que você possa entender como é importante essa conquista, até você ver que a transformação dela de menina do ensino médio para uma guerreira feroz é incrível. Ela é uma espécie diferente agora.” Stewart diz que anos assistindo seus colegas de elenco, ajudou a se informar como ela deveria interpretar Bella Vampira. “Eu conheci cada versão única de vampiros, e eu peguei um pouco de todos“, diz ela com uma risada. “Mas eu queria que ela fosse a melhor de todas.

Não que isso não leve alguma acomodação. “Kristen reclamou 500 vezes mais que eu,” diz Pattinson sobre as lentes de contato vermelha desconfortáveis que os atores que interpretavam vampiros deveriam usar. “Ela resumiu quatro anos de reclamação em alguns meses.” (Stewart, atormentada com a provocação de Pattinson, suspira em resposta à isso e relembra à EW que ela usou lentes de contato marrom por cima de seus olhos verdes desde que os filmes começaram.) Atuar com salto alto durante as cenas de ação pesada não foi fácil – Stewart brinca que a graça extraordinária que Bella possui como uma vampira “não existe” na atriz que a interpreta – mas ela conseguiu localizar sua sanguessuga interior enquanto filmava a cena em que Bella caça um leão da montanha,” ela diz. “Eu joguei aquela mãe no chão! Pela primeira vez eu estava tipo, ‘Uau, eu realmente estou interpretando uma vampira agora.‘”

Uma fonte da nova ferocidade de Bella é sua filha, Renesmee, a bebê meia humana, meia humana que tem uma maturação em tempo não-natura, mentiras no coração do drama na Parte 2. A classe dominante dos vampiros, conhecidos comos Volturis, acreditam erroneamente que Renesmee é uma jovem humana transformada em vampira, o que é uma séria no mundo de sugadores de sangue de Meyer, então eles tem a intenção de destruir os Cullen como punição. (A garota tem decididamente, uma qualidade vampiresca, mas também é muito humana, com batidas de coração de tudo mais.) Condon localizou Foy no começo do processo de audições. “É um papel enormemente importante,” ele diz. “Haviam muitas crianças. Mas isto foi meio que óbvio. Foi como em um daqueles momentos quando você vê algo – como um apartamento ou uma casa – e se sente bem e você apenas precisa ter isto. Eu me senti assim, como, ‘Oh, isto é bom.” Foy parecia notavelmente imperturbável pelo tempo que ela passou com seus co- stars super famosos, “Eles são super legais“.

Condon diz que isso foi muito além das superficialidades. “Eles foram incríveis com ela“, diz ele. “Isso realmente trouxe algo paternal em Rob, e Kristen era especialmente protetora. Eu tinha que interrompê-los quando eles estavam em uma conversa profunda para poder continuar uma cena.” Ajudou o fato de que Stewart começou sua carreira ainda criança, em filmes como The Safety of Objects e Panic Room. “Eu adorava conversar com Mackenzie“, diz ela. “Estou sempre curiosa sobre o que está acontecendo na mente dos crianças no set. Ela tem quase a mesma idade que eu tinha quando comecei.”

Pattinson lembra que ter uma jovem impressionante no set deixava certos membros, de preferências roucos, no meio fio. “Nós todos temos idades próximas e nós não somos mais delicados uns com os outros. Nós tínhamos que nos controlar quando Mackenzie estava por perto,” ele diz. Ou pelo menos fingir. “Ela tinha uma jarra do juramento, e eu acho que ela conseguiu 850 dólares ou alguma coisa.” (Stewart, conhecida por ser perigosa com palavras casuais, ri quando perguntada se ela conseguiu respeitar a jarra do juramento. “Uh, sim, não.”)

Interpretar a mãe de uma atriz de 11 anos, Stewart diz, pode ter sido difícil num contexto tradicional, mas sendo versão Twilight, foi mais fácil quebrar a cabeça sendo mãe de uma criança que na vida real é apenas uma década ou tão jovem: “[Meu relacionamento com Renesmee] é tão completamente enraizada nesse mundo, e eu poderia relatá-la porque eu acredito muito nisso.” O vínculo de Bella e Renesmee é particularmente especial, completo com métodos sobrenaturais de comunicação. “É uma relação muito legal. Eu espero que aconteça,” Stewart diz. E ter uma atriz como Foy, que (falando estranhamente) relembra ela e Pattinson, não ofendeu de nenhum modo. “Até mesmo nossas mãos parecem iguais,” Stewart diz. “Foi meio que estranho. Mas é engraçado como funciona. É como ‘Ah, hey, você parece comigo, garota! Vem cá!‘”

Renesmee, claro, tem uma ligação sobrenatural com um homem mais velho. Jacob, que passou a maior parte da série em um amor não correspondido por Bella, sofreu um ‘imprinting’ com Renesmee bebê – “imprinting” é o processo pelo qual a sua tribo de lobisomens de repente descobrem quem são seus companheiros de alma. Há um tempo atrás, Lautner disse que descobrir a mecânica e metafísica de tudo isso é um pouco confuso. Mas conversando com Stephenie Meyer e mergulhando no livro, deixou ele mais confortável com a idéia de estar apaixonado por uma criança. “Todo mundo gosta de me provocar por isso” diz ele. “Todo mundo acha que é muito engraçado e eu rio junto com eles, mas é tão simples como uma ligação eterna. Não é tão assustador como todo mundo gosta de brincar.” Que esse “todo mundo” inclui Pattinson é até desnecessário dizer. “Oh, eu mal posso esperar pra ver ele fazendo isso ao vivo na TV“, diz Pattinson sobre Lautner com uma gargalhada alegre. “Você perguntou a ele se o gosto dele para mulheres mudou? A primeira cena que eu vi eles juntos, eu literalmente não conseguia parar de rir. Eu não teria sido capaz de fazer isso.” Lautner permanece firme: “Eu acho que as pessoas ficarão muito felizes com toda a situação do imprinting.

Brincadeiras a parte, o imprinting fornece uma elegante solução para o triangulo amoroso que é alimentado em anos de rivalidade entre Team Edward e Team Jacob. Um vez que o coração de Jacob está prometido a Renesmee, os três personagens principais se veem do mesmo lado contra um inimigo em comum. Isto ofereceu a Lautner uma oportunidade de atuar além do papel de um pretendente desapontado. “Para mim, a Parte 2 é tão ótima porque é um lado completamente diferente de Jacob que nós nunca havíamos visto antes,” ele diz. “Ele sempre tinha um objetivo: ficar com Bella. Neste filme, ele está feliz! Ele está muito mais relaxado e cômico. O trio era tão tenso e o triângulo ainda está lá, mas é uma relação completamente diferente entre eles.

A conclusão de Breaking Dawn Part 2 gira em torno de um confronto em um campo entre uma multidão de Volturis e o clã Cullen, que reuniu amigos de todo o mundo para apoiá-los. Traduzindo: Uma enorme quantidade de novos personagens vampíricos estavam no set, juntamente com toneladas de extras. Para Condon, era um desafio logístico – e não apenas porque demorou cerca de uma hora para que todos estivessem prontos. “A primeira parte de Breaking Dawn foi sobre todos esses momentos cruciais: casamento, gravidez, nascimento e morte. Havia um caminho claro. Aqui vamos introduzir 23 novos vampiros e têm centenas de Volturis extras, então isso foi apenas para ter certeza de que tínhamos o mesmo tipo de clareza.

O diretor nunca filmou uma batalha épica de filme antes, mas o seu curriculum (que inclui Dreamgirls) serve bem para ele. “Geralmente você o trata como musical,” ele diz. “É tudo sobre um ritmo.” Talvez, mas filmar o clímax ainda foi um pesadelo, de acordo com seu elenco. “Todos estavam ficando absolutamente malucos,” diz Stewart com uma risada. “Parece tão rápido no filme, mas levou tanto tempo para filmar. Havia muito diálogo e muito a filmar e então muitas pessoas e muitos textos.” Muita parte da ação se passou em um armazém, e filmar essa sequência em particular levou alguns meses, incluindo refilmagens para alguns dos principais. “Ah, Deus, passei minha vida nesse campo com a neve falsa e a tela verde,” diz Stewart. “A falsa neve fica sob suas lentes de contato e em seu pulmão. É uma merda horrível. É o fim do nosso filme, é um grande negócio para levarmos ele ao ponto alto que ele merece. Mas sim, foi uma experiência de perder a cabeça.

Team Twilight diz que o esforço das cenas resultantes valeram a pena, e nós vamos dar nossa palavra a eles. Eles também dizem que um tipo de visual “namorados” para os fãs nos momentos finais. Pattinson, que foi visto em um corte brusco do filme, ficou surpreendentemente emocionado. “O final é tão doce. Existe esse fim agradável,” ele diz. “Todos que estavam assistindo começaram a chorar. Faz jus a série.” Stewart concorda enfaticamente. “Bill decidiu fazer essa coisa incrível no finalzinho,” ela diz. “Os fãs vão enlouquecer.” Sem dúvida. Dia 16 de novembro o pandemônia virá ao cinema mais próximo de você.

Quem é essa garota? – Renesmee Cullen
Nome: Mackenzie Foy
Idade: 11
Cidade Natal: Los Angeles
Primeiro trabalho: Modelagem para Ralph Lauren, aos 3 anos. Desde então, ela tem trabalhado constantemente – modelagem, aparecendo em comerciais, e atuando em programas de TV como ‘Til Death, Hawaii Five-O, e FlashForward.
Bebê na floresta: Só porque Foy tem um papel importante em Breaking Dawn Part 2 não significa que ela tem permissão para assistir todos os filmes da saga Twilight. “Eu vi o primeiro e o segundo, mas eu não tenho permissão para assistir ao terceiro.” Ela, no entanto, acho que ela será capaz de ver pelo menos algumas de suas cenas na Parte 2.
Aprendendo coisas novas: Durante a filmagem, Foy pegou algumas habilidades de seus coadjuvantes famosos. Lautner a ensinou a jogar futebol, e Stewart lhe deu suas dicas sobre invocar lágrimas: “Ela disse para pensar em algo triste por muito tempo“.
Férias de verão: A atriz, que é um pouco escolarizada, completou agora sua quinta série. Ela diz sem hesitação que gostaria de atuar para o resto de sua vida. Em um futuro próximo? “Nada disso. Estou indo nadar e comer picolé.

Tradução e transcrição: Mariana, Talita, Milena, Layse e Isabella – Equipe Kristen Stewart Brasil